16 músicas que estão entre os maiores sucessos da MPB

Compartilhar a Arte faz bem:
16 músicas que estão entre os maiores sucessos da MPB

A música popular brasileira (MPB) tem uma rica história de sucessos musicais que abrangem várias décadas e estilos diferentes. Abaixo estão alguns dos maiores sucessos da MPB.

Esses são apenas alguns exemplos de sucessos da MPB. A música brasileira é extremamente rica e diversa, então há muitas outras músicas que poderiam ser incluídas nessa lista.

Águas de março, de Tom Jobim

“Águas de Março” é uma das músicas mais populares do compositor brasileiro Tom Jobim. A canção foi lançada em 1972, no álbum “Matita Perê”, e é um exemplo da habilidade de Jobim em criar melodias suaves e harmonias complexas. A letra, escrita por ele mesmo, descreve os diferentes elementos da natureza durante o mês de março no Brasil, como a chuva, o vento e os pássaros, e também faz referência a questões sociais e políticas.

A canção foi um sucesso instantâneo, tanto no Brasil como no exterior, e desde então tem sido regravada por vários artistas em todo o mundo. A melodia cativante e a letra poética tornaram-se uma parte importante da cultura brasileira e ajudaram a solidificar a posição de Tom Jobim como um dos maiores compositores da música popular brasileira.

Metamorfose ambulante, de Raul Seixas

“Metamorfose Ambulante” é uma das canções mais famosas do cantor e compositor brasileiro Raul Seixas. Foi lançada em 1973, no álbum “Krig-ha, Bandolo!”, e se tornou um grande sucesso na época.

A música é uma reflexão sobre a identidade e a busca por uma identidade própria, um tema recorrente na obra de Raul Seixas. A letra fala sobre a sensação de estar em constante mudança e sobre a dificuldade de se manter fiel a si mesmo em um mundo que exige conformidade e uniformidade.

“Metamorfose Ambulante” é conhecida por sua melodia cativante e sua letra poética, e tornou-se um hino para os jovens da época que buscavam liberdade e autenticidade. Desde então, a canção se tornou um clássico da música brasileira e é considerada uma das principais obras de Raul Seixas, que se tornou um ícone da contracultura no Brasil.

Drão, de Gilberto Gil

“Drão” é uma música do cantor e compositor brasileiro Gilberto Gil, lançada em 1982 no álbum “Um Banda Um”. A canção é uma homenagem à sua esposa, a produtora cultural e empresária Flora Gil, e se tornou um grande sucesso na época.

A letra de “Drão” é uma declaração de amor poética, na qual Gil descreve Flora como uma fonte de inspiração e força em sua vida. A melodia é suave e cativante, com uma mistura de ritmos brasileiros e elementos da música pop.

A canção tornou-se um clássico da música brasileira e tem sido regravada por vários artistas ao longo dos anos. Além disso, “Drão” é frequentemente citada como uma das principais obras de Gilberto Gil, que é considerado um dos maiores compositores da MPB e um dos principais representantes do movimento tropicalista brasileiro.

Como nossos pais, de Belchior

“Como Nossos Pais” é uma canção do cantor e compositor brasileiro Belchior, lançada em 1976 no álbum “Alucinação”. A música se tornou um grande sucesso na época e desde então se tornou um clássico da música brasileira.

A letra de “Como Nossos Pais” é uma reflexão sobre as questões sociais e políticas do Brasil da década de 1970, incluindo a ditadura militar, a desigualdade social e a falta de perspectivas para a juventude. A melodia é suave e melancólica, com uma mistura de ritmos brasileiros e elementos da música pop.

A música foi regravada por vários artistas ao longo dos anos, incluindo Elis Regina, que lançou uma versão icônica em 1978. A canção é frequentemente citada como uma das principais obras de Belchior, que é considerado um dos maiores compositores da MPB e um dos principais representantes da música popular brasileira dos anos 1970.

Alegria, alegria, de Caetano Veloso

“Alegria, Alegria” é uma música do cantor e compositor brasileiro Caetano Veloso, lançada em 1967 como um dos grandes sucessos do movimento tropicalista brasileiro. A canção é uma mistura de ritmos e influências, incluindo rock, bossa nova e música indígena.

A letra de “Alegria, Alegria” é uma crítica social e política do Brasil dos anos 1960, abordando temas como a violência, a desigualdade social e a censura cultural. A música é conhecida por seu refrão cativante e pela fusão de diferentes estilos musicais.

“Alegria, Alegria” tornou-se um hino do movimento tropicalista brasileiro, que buscava romper com as tradições da música popular brasileira e criar uma estética mais experimental e cosmopolita. A canção é frequentemente citada como uma das principais obras de Caetano Veloso, que se tornou um dos maiores representantes da MPB e da cultura brasileira em todo o mundo.

Mistério do planeta, dos Novos Baianos

“Mistério do Planeta” é uma canção da banda brasileira Novos Baianos, lançada em 1972 no álbum “Acabou Chorare”. A música se tornou um grande sucesso na época e desde então se tornou um clássico da música brasileira.

A letra de “Mistério do Planeta” é uma reflexão poética sobre a vida e a existência, com referências a temas como a natureza, a filosofia e a religião. A melodia é alegre e cativante, com uma mistura de ritmos brasileiros, como o samba e o frevo, e elementos da música pop e do rock.

A música é frequentemente citada como uma das principais obras dos Novos Baianos, que foram uma das principais bandas do movimento tropicalista brasileiro. Além disso, “Mistério do Planeta” tem sido regravada por vários artistas ao longo dos anos, e é considerada um marco da música brasileira dos anos 1970.

Construção, de Chico Buarque

“Construção” é uma canção do cantor e compositor brasileiro Chico Buarque, lançada em 1971 no álbum de mesmo nome. A música é considerada uma das obras-primas da MPB e é frequentemente citada como uma das maiores realizações artísticas de Chico Buarque.

A letra de “Construção” é uma narrativa poética sobre a vida de um operário, desde o seu despertar de manhã até o seu trágico acidente no final do dia. A música é notável por sua construção musical complexa, com uma melodia intensa e uma mistura de ritmos brasileiros e elementos da música clássica.

A canção é frequentemente interpretada como uma crítica social e política do Brasil da época, abordando temas como a exploração dos trabalhadores e a violência policial. “Construção” é um marco da música brasileira dos anos 1970 e tornou-se um hino para a resistência política e cultural da época.

Além disso, a música foi regravada por vários artistas ao longo dos anos e é considerada um clássico da MPB e um dos maiores sucessos da carreira de Chico Buarque.

Chão de giz, de Zé Ramalho

“Chão de Giz” é uma música do cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, lançada em 1978 no álbum “Zé Ramalho”. A canção é uma das mais conhecidas e apreciadas do artista, e se tornou um clássico da MPB.

A letra de “Chão de Giz” é uma reflexão poética sobre a vida e a existência, com referências a temas como o amor, a solidão e a passagem do tempo. A melodia é suave e emocional, com uma mistura de ritmos brasileiros e elementos da música pop.

A música é frequentemente citada como uma das principais obras de Zé Ramalho, que é um dos mais importantes artistas da MPB. “Chão de Giz” tem sido regravada por vários artistas ao longo dos anos e é considerada uma das canções mais emblemáticas da música brasileira.

Garota de Ipanema, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes

“Garota de Ipanema” é uma das canções mais famosas da música brasileira, composta por Tom Jobim e Vinicius de Moraes e lançada em 1962. A música é um dos principais hinos da bossa nova, um movimento musical brasileiro que se tornou conhecido em todo o mundo.

A letra de “Garota de Ipanema” é uma homenagem à beleza da mulher brasileira, mais especificamente à uma jovem que os autores da canção avistaram enquanto caminhavam pelas ruas do bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro. A melodia é suave e sofisticada, com uma harmonia que mistura elementos da música brasileira com jazz.

A música foi interpretada por vários artistas ao longo dos anos e se tornou um grande sucesso internacional, sendo gravada em diversos idiomas. A canção é considerada uma das principais obras de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, que são dois dos maiores representantes da música brasileira em todo o mundo.

“Garota de Ipanema” é um clássico da música brasileira e uma das canções mais emblemáticas da bossa nova, sendo frequentemente referenciada como um símbolo do Brasil e de sua cultura. A música é um marco da história da música brasileira e continua a ser apreciada e interpretada por artistas em todo o mundo.

Mulher do fim do mundo, de Elza Soares

“Mulher do Fim do Mundo” é um álbum da cantora brasileira Elza Soares, lançado em 2015. O álbum é considerado um marco na carreira da artista e um dos trabalhos mais importantes da música brasileira contemporânea.

O título do álbum faz referência à letra da canção “Maria da Vila Matilde”, composta por Douglas Germano, que fala sobre uma mulher forte e determinada, que enfrenta as adversidades da vida com coragem e perseverança. O álbum apresenta uma sonoridade que mistura elementos da música eletrônica, do rock e do samba, criando uma atmosfera única e envolvente.

As letras das canções abordam temas como o empoderamento feminino, a luta contra o racismo e a desigualdade social. Elza Soares, que na época do lançamento do álbum já tinha mais de 80 anos, apresenta uma performance vigorosa e emocional, mostrando que a idade não é um obstáculo para a arte.

“Mulher do Fim do Mundo” recebeu aclamação da crítica especializada e foi premiado em várias categorias no Prêmio da Música Brasileira. O álbum é considerado um dos marcos da música brasileira dos últimos anos e uma das principais obras da carreira de Elza Soares.

“Aquarela do Brasil” é uma música brasileira composta por Ary Barroso em 1939. A canção se tornou um dos grandes sucessos da música brasileira e uma das mais conhecidas no país e no mundo.

Aquarela do Brasil – Ary Barroso

A letra de “Aquarela do Brasil” é uma homenagem à cultura e à natureza do Brasil, retratando em sua melodia e letra a diversidade de ritmos e paisagens que o país tem a oferecer. A canção se tornou um marco na música brasileira e um hino não oficial do país.

“Aquarela do Brasil” foi interpretada por vários artistas ao longo dos anos, incluindo Carmen Miranda, Gal Costa, João Gilberto, Tom Jobim e Caetano Veloso, entre outros. A música também foi utilizada em filmes, comerciais de televisão e eventos esportivos, reforçando sua posição como um dos símbolos culturais mais importantes do Brasil.

Além disso, “Aquarela do Brasil” foi gravada em diversas línguas, incluindo inglês, espanhol, francês e japonês, entre outros idiomas, tornando-se um sucesso internacional. A canção é considerada uma das obras mais importantes de Ary Barroso e um dos grandes clássicos da música brasileira.

Chega de Saudade – Tom Jobim e Vinicius de Moraes

“Chega de Saudade” é uma música brasileira composta por Tom Jobim e Vinicius de Moraes em 1958. A canção é considerada o marco inicial da Bossa Nova, movimento musical que surgiu no Rio de Janeiro na década de 1950.

A letra de “Chega de Saudade” fala sobre a tristeza causada pela saudade e o desejo de reviver momentos felizes do passado. A melodia, caracterizada por sua simplicidade e suavidade, é acompanhada por um ritmo de samba mais lento e pela voz marcante de João Gilberto, que foi o primeiro a interpretar a canção.

“Chega de Saudade” se tornou um grande sucesso no Brasil e no mundo, sendo gravada por vários artistas e interpretada em diversos idiomas. A canção é considerada um marco na música brasileira e um símbolo da Bossa Nova, que se tornou um dos movimentos musicais mais importantes e influentes da história do Brasil.

Além de “Chega de Saudade”, Tom Jobim e Vinicius de Moraes compuseram várias outras canções que se tornaram clássicos da Bossa Nova, como “Garota de Ipanema” e “Desafinado”. A parceria entre esses dois grandes artistas brasileiros deixou um legado inestimável na música brasileira e na cultura do país.

Tropicália – Caetano Veloso

“Tropicália” é uma música brasileira composta por Caetano Veloso em 1968, que também dá nome ao movimento cultural que revolucionou a música brasileira e as artes em geral na década de 1960.

A letra de “Tropicália” reflete as influências culturais e políticas que estavam em efervescência no Brasil na época, como o tropicalismo, o movimento hippie, a contracultura e a luta contra a ditadura militar. A música foi lançada como parte do álbum “Tropicália ou Panis et Circensis”, que também contava com outras grandes canções do movimento, como “Alegria, Alegria” de Caetano Veloso e “Divino Maravilhoso” de Gilberto Gil.

“Tropicália” e o movimento que a acompanhou tiveram um grande impacto na música brasileira, rompendo com os padrões estabelecidos e incorporando elementos de diversas culturas e estilos musicais, como rock, jazz, música folclórica brasileira e até mesmo música eletrônica. Além disso, o tropicalismo foi uma importante manifestação artística de resistência à ditadura militar que governou o Brasil na época.

“Tropicália” é considerada uma das canções mais importantes da música brasileira e um símbolo do movimento cultural que revolucionou as artes no país. A música foi gravada por vários artistas e sua influência pode ser sentida em diversas gerações de músicos brasileiros.

A Banda – Chico Buarque

“A Banda” é uma música brasileira composta por Chico Buarque em 1966. A canção foi lançada originalmente como single e posteriormente incluída no álbum “Chico Buarque de Hollanda Vol. 2”, de 1967.

A letra de “A Banda” conta a história de uma banda de música que desfila pelas ruas da cidade, atraindo a atenção de todos com sua alegria e sua música contagiante. A música é uma celebração da música e da cultura popular brasileira, destacando a importância da música na vida das pessoas e sua capacidade de unir e alegrar as pessoas.

“A Banda” tornou-se um grande sucesso no Brasil e em todo o mundo, sendo interpretada por vários artistas e gravada em diversas línguas. A música é considerada uma das mais famosas e emblemáticas da carreira de Chico Buarque, que é um dos maiores compositores da música popular brasileira.

Além de “A Banda”, Chico Buarque compôs várias outras canções que se tornaram clássicos da MPB, como “Construção”, “Cálice” (em parceria com Gilberto Gil), “Apesar de Você” e “Geni e o Zepelim”. Sua obra é marcada pela sensibilidade poética e social, abordando temas como amor, política, sociedade e cultura.

O Bêbado e a Equilibrista – João Bosco e Aldir Blanc

“O Bêbado e a Equilibrista” é uma música brasileira composta por João Bosco e Aldir Blanc em 1979. A canção foi gravada por Elis Regina, uma das maiores intérpretes da MPB, e se tornou um grande sucesso, sendo considerada uma das canções mais emblemáticas da música brasileira.

A letra de “O Bêbado e a Equilibrista” é uma homenagem à cantora e compositora carioca Marlene Dietrich, que havia sido exilada do seu país de origem, a Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial, e que em 1978 retornou ao Brasil para realizar uma série de apresentações. A música celebra a volta de Marlene Dietrich ao país, destacando sua trajetória de vida e sua luta pela liberdade e pelos direitos humanos.

A música é marcada por uma melodia suave e delicada, que contrasta com a força da mensagem que transmite. “O Bêbado e a Equilibrista” tornou-se um hino de resistência e esperança em um período marcado pela censura e pela repressão política no Brasil, e sua mensagem continua atual e inspiradora até hoje.

João Bosco e Aldir Blanc são dois dos maiores compositores da MPB, com uma obra marcada pela sofisticação poética e musical. Além de “O Bêbado e a Equilibrista”, eles compuseram várias outras canções que se tornaram clássicos da música brasileira, como “Kid Cavaquinho”, “Corsário”, “Caça à Raposa” e “Incompatibilidade de Gênios”.

Desafinado – Tom Jobim

“Desafinado” é uma música brasileira composta por Tom Jobim e Newton Mendonça em 1958. A canção faz parte do movimento da Bossa Nova, que revolucionou a música brasileira e se tornou um fenômeno mundial nos anos 1960.

A letra de “Desafinado” brinca com a ideia de que o amor é como uma canção, que pode ser afinada ou desafinada. A música é marcada por uma melodia suave e delicada, com harmonias sofisticadas que se tornaram uma marca registrada da Bossa Nova.

“Desafinado” tornou-se um grande sucesso no Brasil e no mundo, sendo gravada por vários artistas e se tornando um clássico da MPB. A música foi interpretada por João Gilberto em um dos seus primeiros álbuns, e sua versão se tornou a mais conhecida e influente.

Tom Jobim é considerado um dos maiores compositores da música brasileira, com uma obra vasta e sofisticada. Além de “Desafinado”, ele compôs várias outras canções que se tornaram clássicos da MPB, como “Garota de Ipanema”, “Corcovado”, “Águas de Março” e “Chega de Saudade”, em parceria com Vinicius de Moraes e outros grandes letristas. Sua música é marcada pela harmonia sofisticada e pela poesia delicada e elegante, que se tornaram uma marca registrada da Bossa Nova.