Os 21 melhores filmes policiais que vão prender você na telinha!

Compartilhar a Arte faz bem:
Os 21 melhores filmes policiais que vão prender  você na telinha

Filmes policiais são instigantes. Talvez porque carreguem aquela dose de realidade que vemos todos os dias nos jornais, ou talvez porque nos façam sentir próximos do submundo obscuro de crime e violência pelo qual tanto nos fascinamos.

Seja como for, um bom suspense policial com uma boa dose da velha fórmula polícia e ladrão, detetive e criminoso, uma boa história de gângsters e investigadores em investigações perigosas para derrubar a máfia ou prenderem um mafioso, são sempre bem-vindas.

Foi exatamente por isso que decidimos criar nossa próxima lista, uma lista de filmes policiais. Então, prepara a pipoca, esquece a violência do mundo real e se prepare para uma dose cinematográfica de munições com nossa lista dos melhores filmes policiais que você precisa assistir!

1. O Poderoso Chefão – (1972)

Don Vito Corleone (Marlon Brando) é o chefe da família da máfia Corleone em Nova York. Quando o patriarca decide que é chegada a hora de transferir o controle de seu império do crime organizado a seu filho relutante (Al Pacino), um gângster apoiado por uma das famílias rivais anuncia sua intenção em começar um negócio de tráfico de drogas em Nova YorK. Estes eventos desencadeiam uma guerra entre as mais poderosas e famosas famílias que controlam a máfia nova-iorquina, culminando em assassinatos e um ciclo incessante de vingança. O filme deve duas continuações: O Poderoso Chefão Parte II (1974) e O Poderoso Chefão Parte III (1990).

2. Inimigos Públicos – (2009)

O drama criminal do diretor Michael Mann segue os esforços do agente do FBI Melvin Purvis (Christian Bale) na captura de um popular ladrão de bancos batizado como o primeiro Inimigo Público Número 1 do país, John Dillinger (Johnny Depp) – aclamado pelos jornais por sua capacidade em escapar da polícia e considerado um herói pelo povo americano, que culpava as grandes instituições financeiras pela Grande Depressão que assolava o país no período – e sua gangue, que incluía o sociopata Baby Face Nelson (Stephen Graham) e Alvin Karpis (Giovanni Ribisi). Para detê-lo, o agente Melvin Purvis usará de todos os meios necessários, até mesmo formando uma equipe de ex-policiais para orquestrarem uma série de traições em busca de cumprirem seu objetivo.

3. O Gângster – (2007)

O Gângster conta duas histórias paralelas – uma, a de Frank Lucas (Denzel Washington), e a outra, de Richie Roberts (Russell Crowe). Frank Lucas administra a cena do crime no Harlem vendendo heroína e outros negócios escusos, enquanto Richie Roberts é um detetive de Nova Jersey que se recusa a se dobrar à corrupção.

Suas histórias se cruzam quando Roberts decide acabar com a carreira de crime de Frank Lucas e este, acuado por um policial incorruptível, decide entregar todas as suas contas no exterior e produzir uma lista de todos os policiais corruptos em troca de uma sentença mais leve.

4. Infiltrado na Klan – (2018)

Do visionário cineasta Spike Lee, Infiltrado na Klan conta a história real de Ron Stallworth (John David Washington), o primeiro detetive afro-americano a servir no Departamento de Polícia de Colorado Springs nos anos 1970. Stallworth parte em uma missão perigosa: infiltrar-se e expor a KKK (Ku Klux Klan). O detetive recruta Flip Zimmerman (Adam Driver), um amigo mais experiente, na investigação mais importante de sua vida. Juntos, eles se unem para derrubar o grupo de ódio extremista em um período em que a Klu Klux Klan tentava mudar a própria imagem para atingir mais pessoas se passando por um grupo tolerante.

https://www.youtube.com/watch?v=ie339j2Qeog

5. Os Infiltrados – (2006)

O policial do sul de Boston, Billy Costigan (Leonardo DiCaprio), infiltra-se na organização criminosa de Frank Costello (Jack Nicholson). Enquanto Billy ganha a confiança do mafioso, um criminoso de carreira chamado Colin Sullivan (Matt Damon) se infiltra paralelamente no departamento de polícia repassando informações ao crime organizado. Quando ambas as organizações descobrem que têm infiltrados entre eles, Billy e Colin precisam descobrir as identidades um do outro para salvar suas próprias vidas. O filme recebeu o Oscar nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor (Martin Scorsese), Melhor Roteiro Adaptado (William Monahan) e Melhor Edição (Thelma Schoonmaker). Mark Wahlberg foi indicado a Melhor Ator Coadjuvante, mas não levou a estatueta.

6. O Plano Perfeito – (2006)

Keith Frazier (Denzel Washington) é um detetive durão que entra enfrenta Dalton Russel (Clive Owen), um astuto ladrão de banco, em meio a uma tensa crise de reféns. Quando a capacidade de Frazier em solucionar a situação começa a ser questionada, surge Madeleine (Jodie Foster), uma misteriosa jogadora de pôquer que solicita um encontro a sós com Russell, o que pode levar a já tensa situação a um ponto de ruptura.

7. O Profissional – (1994)

Leon (Jean Reno) é um matador profissional que fugiu da Itália após ter cometido um crime e agora vive em Nova York. Mathilda (Natalie Portman) é uma garota de 12 anos com uma família problemática e um pai envolvido com o mundo do crime. Quando Stansfield (Gary Oldman), o chefe do tráfico local, mata toda sua família, Mathilda é a única a escapar. Ela acaba conhecendo Leon e, juntos, a improvável dupla é sugada em uma espiral de vingança.

8. Dia de Treinamento – (2001)

Jake Hoyt (Ethan Hawke) é um policial novato que que acaba de adentrar o Esquadrão de Narcóticos do Departamento de Polícia de Los Angeles, liderado por Alonzo Harris (Denzel Washington). Alonzo é um policial cínico e corrupto que deve 1 milhão de dólares à máfia russa e pretende usar Jake em um plano para resolver a situação. Os constantes abusos de autoridade de Alonzo, que faz tudo em nome de “servir e proteger”, criam uma desconfortável e perigosa relação com Jake e o fazem questionar-se sobre o que significa ser um policial, um caminho que os levará a um inevitável confronto.

Denzel Washington recebeu o Oscar de Melhor Ator por sua atuação no filme, que ainda teve Ethan Hawke indicado como Melhor Ator Coadjuvante, mas perdeu para Jim Broadbent, pelo filme Iris.

9. Os Reis da Rua – (2008)

Keanu Reeves interpreta o detetive do Departamento de Polícia de Los Angeles, Tom Ludlow, um viúvo alcoólatra que se preocupa mais em “fazer seu trabalho” do que com as regras. Mas quando seu ex-parceiro, o Detetive Terrence Washington (Terry Crews), é morto a tiros em um aparente roubo em uma loja de conveniência, Ludlow se vê como um suspeito sob investigação do investigador James W. Biggs (Hugh Laurie). Para provar sua inocência, Ludlow conta com a ajuda do policial Paul “Disco” Diskant (Chris Evans) um policial honesto e incorruptível, o que acaba forçando-o a enfrentar a corrupção nas ruas e dentro de sua própria unidade.

10. Os Intocáveis – (1987)

O diretor Brian De Palma e o roteirista David Mamet transformam a obra televisiva dos anos 1960 baseada na história criminal americana de Al Capone em uma gloriosa mitologia cinematográfica. Neste épico arrebatador  gângster, Kevin Costner é o agente do Tesouro Eliot Ness, Robert De Niro interpreta Al Capone, e Sean Connery é o policial grisalho que faz as coisas “do jeito de Chicago”. Durante a Lei-Seca, a criminalidade explodiu com a corrupção alimentada por Al Capone, um implacável gângster que comandava o crime organizado em Chicago. Eliot Ness, um agente federal determinado, é o homem incumbido em dar fim ao reino de crimes de Capone.

11. Cães de Aluguel – (1992)

Joe Cabot, um criminoso profissional, contrata seis estranhos para juntos realizarem o crime perfeito. Logo no início, eles recebem nomes falsos; Sr. White (Harvey Keitel), um criminoso profissional; O Sr. Orange (Tim Roth), um novato no crime; Mr. Blonde (Michael Madsen), um assassino rápido no gatilho; Mr. Pink (Steve Buscemi), um neurótico paranoico; Sr Brown (Quentin Tarantino); e o Sr. Azul (Edward Bunker).

O plano tem tudo para ser um sucesso, mas a polícia aparece na hora e no local do roubo, matando dois deles em um tiroteio. Quando os fugitivos se reúnem em um armazém, começam a suspeitar que um deles pode ser um policial disfarçado que entregou toda a operação, o que dá início a um jogo paranoico de intrigas e violência.

12. Os Bons Companheiros – (1990)

O filme conta a vida de três importantes personagens da máfia americana nas décadas de 1960 e 70 em Nova York. Henry Hill (Ray Liotta) é um garoto que cresce em um bairro perigoso e se envolve com o crime local. Tommy DeVito (Joe Pesci) é um gângster que acaba se tornando o melhor amigo de Henry. Jimmy Conway (Robert De Niro) junta os dois e administra os maiores roubos de carga e assaltos que a cidade já viu. Henry gosta de sua vida de dinheiro e luxo sem se importar com o horror que causa, mas o vício em drogas e alguns erros acabam por atrapalhar sua escalada ao topo do mundo do crime.

13. Era Uma Vez Na América – (1984)

Uma história épica da vida de um pequeno grupo de gângsters judeus da cidade de Nova Iorque, abrangendo mais de 40 anos entre flashbacks e flash-forwards. O filme foca na história de  David ‘Noodles’ Aaronson (Robert De Niro) e seus parceiros ao longo da vida no crime; Max (James Woods), Cockeye (William Forsythe) e Patsy (James Hayden) durante a juventude no bairro judeu do Lower East Side de Nova York na década de 1920, até os últimos anos da Lei Seca no início dos anos 1930, dando depois um salto temporal ao final dos anos 1960, quando um idoso Noodles retorna para Nova York depois de muitos anos se escondendo do passado.

14. Um Dia de Cão – (1975)

Quando o inexperiente criminoso Sonny Wortzik (Al Pacino) lidera um assalto a banco no Brooklyn, as coisas rapidamente saem do controle culminando em uma situação com reféns. Enquanto Sonny e seu cúmplice, Sal Naturile (John Cazale), tentam desesperadamente contornar a situação em busca de uma saída, um círculo midiático se desenvolve até a chegada do FBI, o que acaba gerando ainda mais tensão. Aos poucos as surpreendentes motivações de Sonny por detrás do roubo são reveladas enquanto a justiça caminha para cobrar seu inevitável preço.

15. Senhores do Crime – (2007)

O filme segue a história do misterioso Nikolai Luzhin (Viggo Mortensen), motorista russo de uma das mais famosas e perigosas famílias do crime organizado de Londres. Sua rotina é abalada quando ele cruza caminhos com Anna (Naomi Watts), uma mulher inocente que guarda evidências que podem prejudicar a família para qual Nikolai trabalha.

Nikolai inesperadamente vê sua lealdade dividida enquanto uma cadeia angustiante de assassinatos, enganos e vingança reverbera pelos cantos mais escuros de Londres.

Viggo Mortensen recebeu a indicação ao Oscar de Melhor Ator por sua atuação no filme, mas perdeu para Daniel Day-Lewis, pelo filme Sangue Negro.

16. Sobre Meninos e Lobos – (2003)

Quando a filha do ex-presidiário Jimmy Marcus (Sean Penn) é assassinada, dois de seus amigos de infância do bairro estão envolvidos. Dave (Tim Robbins), um operário, foi a última pessoa a vê-la viva, e Sean (Kevin Bacon), um detetive de homicídios, está liderando o caso. Enquanto Sean prossegue com sua investigação, Jimmy conduz uma investigação pessoal paralela, o que o leva a crer que seu velho amigo Dave é o culpado, levando-o a considerar fazer justiça com as próprias mãos.

O filme foi indicado em seis categorias no Oscar, tendo vencido em duas: Melhor Ator para Sean Penn e Melhor Ator Coadjuvante para Tim Robbins.

17. Los Angeles: Cidade Proibida – (1997)

Três policiais, cada um com seus próprios motivos e obsessões, enfrentam a corrupção em torno de um assassinato não resolvido em um café no centro de Los Angeles no início dos anos 1950. O detetive-tenente Ed Exley (Guy Pearce), filho de um detetive assassinado, quer vingar a morte de seu pai. Bud White (Russell Crowe), um policial violentamente instável pronto a quebrar as regras para fazer justiça e o sargento Jack Vincennes (Kevin Spacey), um homem em busca de dinheiro fácil que vende informações confidenciais a um magnata dos tablóides (Danny DeVito).

18. Donnie Brasco – (1997)

Um agente disfarçado do FBI (Johnny Depp) usa a influência de um criminoso sem escrúpulos (Al Pacino) para se infiltrar na máfia de Nova York. “Donnie Brasco” é uma história sobre lealdade e traição segundo o diretor Mike Newell. Sobre um homem que está chegando ao fim de seu tempo como gângster sem nunca ter alcançado o respeito que se julgava merecedor.

19. Xeque-Mate – (2006)

Um caso de troca de identidades coloca um homem chamado Slevin (Josh Hartnett) no meio de uma guerra entre dois senhores do crime rivais de Nova York: o Rabino (Ben Kingsley) e o Chefe (Morgan Freeman). Sob os olhos atentos do detetive Brikowski (Stanley Tucci) e do famoso assassino Goodkat (Bruce Willis), Slevin deve planejar rapidamente um plano para salvar sua pele antes que sua sorte acabe.

20. Zodíaco – (2007)

Baseado em uma história real, no final dos anos 1960 e 70 o medo toma conta da cidade de San Francisco quando um serial killer apelidado de Zodíaco pela mídia persegue seus moradores. Os investigadores (Mark Ruffalo e Anthony Edwards) e os repórteres (Jake Gyllenhaal e Robert Downey) tornam-se obcecados em buscar a identidade do criminoso e levá-lo à justiça. Ao mesmo tempo, o Zodíaco continua sua trilha sangrenta vítima após vítima desafiando as autoridades com mensagens enigmáticas e telefonemas ameaçadores.

21. Truque de Mestre – (2013)

Uma equipe de talentosos ilusionistas chamados “Os Quatro Cavaleiros” (interpretados por Jesse Eisenberg, Woody Harrelson, Isla Fisher e Dave Franco) são investigados por um resoluto agente do FBI (Mark Ruffalo) após uma série de assaltos que deixam seu público nadando em dinheiro enquanto rapam as contas bancárias de líderes empresariais inescrupulosos.