Os 18 melhores filmes apocalípticos. Dá para resistir?

Compartilhar a Arte faz bem:
Os 18 melhores filmes apocalípticos.

Ah, o fim do mundo… Assistir a toda a população dizimada por um vírus, epidemia ou qualquer ameaça apocalíptica que nos leve à destruição e extinção total, os sobreviventes apavorados sabendo que o mundo vai acabar enquanto você enche as mãos de pipoca e toma um copo de refrigerante com as pernas esticadas no sofá. Isso sim é uma experiência altamente divertida e relaxante, e é claro que estamos falando sobre filmes apocalípticos, os famosos filmes de fim do mundo.

Nós sabemos que você ama filmes apocalípticos, nós também amamos, e é por isso que fizemos uma lista dos melhores filmes sobre o fim do mundo. Filmes apocalípticos são instigantes, e talvez as pessoas tenham um certo desejo mórbido de testemunhar a extinção da humanidade e não precisarem mais ir trabalhar e nem pagar boletos.

Pensando por esse lado, o apocalipse até que é interessante. Mas, enfim, chega de lero-lero e vamos logo para a nossa lista de melhores filmes sobre o fim do mundo:

1. Eu Sou A Lenda – (2007)

Robert Neville (Will Smith) é um brilhante cientista, mas nem mesmo ele conseguiu conter o terrível vírus que dizimou a humanidade. Por alguma razão, Neville é imune ao vírus e acredita ter se tornado o último sobrevivente no que resta da cidade de Nova York, e talvez do mundo. Mas Neville ele não está sozinho. Cercado pelos “Infectados” – as vítimas da praga se transformaram em seres carnívoros que não suportam a luz e estão famintas para devorar e qualquer um ou qualquer coisa em seu caminho. Neville possui apenas dois objetivos: sobreviver e encontrar uma maneira de reverter os efeitos do vírus usando seu próprio sangue imune. Mas ele sabe que está em desvantagem e que seu tempo pode estar acabando.

2. O Dia Depois De Amanhã – (2004)

“E se estivermos à beira de uma nova Era do Gelo?”

Esta é a questão que assombra o climatologista Jack Hall (Dennis Quaid). A pesquisa de Hall indica que o aquecimento global poderia desencadear uma mudança abrupta e catastrófica no clima do planeta e agora ele alerta que isso pode acontecer novamente se não agirmos logo. Mas seu aviso chega tarde demais. Hall testemunha um gigantesco bloco de gelo do tamanho do estado de Rhode Island partindo da Antártida e logo em seguida uma devastadora série de eventos climáticos cada vez mais severos começa a se desdobrar ao redor do globo.

O professor Rapson (Ian Holm), confirma os piores temores de Jack: o aquecimento global levou o planeta ao limite e a uma nova Era do Gelo. Enquanto Jack entra em contato com a Casa Branca sobre a inevitável mudança climática, Sam (Jake Gyllenhaal), seu filho de 17 anos, terá de lidar com as severas inundações e a queda das temperaturas em Manhattan. Mas nem mesmo Jack está preparado para o que está prestes a acontecer – para ele, para seu filho e para seu planeta.

3. 2012 – (2009)

Em 2012, Jackson Curtis (John Cusack) é um escritor de ficção científica em Los Angeles que trabalha meio expediente como motorista de limusine para o bilionário oligarca russo Yuri Karpov (Zlatko Buri). Jackson leva seus filhos Noah (Liam James) e Lilly (Morgan Lily) em um acampamento no Parque Nacional de Yellowstone onde conhecem Charlie Frost (Woody Harrelson), um teórico da conspiração que crê, baseado no Calendário Maia, que um cataclisma global ocorrerá em 2012.

Juntos, eles enfrentarão uma catástrofe de proporções apocalípticas, onde cidades desmoronam e os continentes afundam. O filme 2012 acompanha a heroica luta dos sobreviventes em um planeta em colapso.

4. Armagedon – (1998)

“…Don’t wanna close my eyes! I don’t wanna fall asleep ‘cause I’d miss you baby…”.

Quando um asteroide ameaça colidir com a Terra, o líder da NASA Dan Truman (Billy Bob Thornton) determina que a única maneira de detê-lo é perfurar sua superfície e detonar uma bomba nuclear. Isso o leva ao renomado perfurador Harry Stamper (Bruce Willis), que concorda em comandar a perigosa missão espacial desde que possa, ele mesmo, montar sua equipe. Entre eles está A.J. (Ben Affleck), namorado de sua filha (Liv Tyler), que se desentende com o pai por ele considerar A.J um fraco, até que a missão lhe prova o contrário. Um filme eletrizante e emocionante ao som de I Don’t Wanna Miss a Thing, da banda norte-americana de rock Aerosmith.

5. Independence Day – (1996)

No épico filme de aventura, Will Smith é o Capitão Steven Hiller, um fuzileiro do exército americano que, junto com David Levinson (Jeff Goldblum) – um técnico de satélite treinado pelo MIT que decodifica um sinal de contagem regressiva para um ataque alienígena coordenado – enfrentam uma poderosa ameaça alienígena. À medida que o tempo se aproxima do fim, as principais cidades do mundo são destruídas, levando nosso planeta ao caos e terror durante o fim de semana de 4 de julho, o dia da Independência norte americana. A última esperança para impedir a destruição é um improvável grupo de pessoas unidas pelo destino e por circunstâncias inimagináveis.

Em 2016, foi lançado o filme “Independence Day: O Ressurgimento”, sem Will Smith, mas com Liam Hemsworth e os retornos de Jeff Goldblum e Bill Pullman.

Veja o trailer de “Independence Day: O Ressurgimento”, de 2016.

6. Contágio – (2011)

Gwyneth Paltrow interpreta Beth, uma mulher que, após ter uma relação extraconjugal, contrai uma nova e horrível doença contagiosa que logo se espalhará por todo o globo. O gênero de filmes de catástrofe recebe uma reforma estilosa e amplamente persuasiva do diretor Steven Soderbergh, junto com a pulsante atuação de Matt Damon, como marido de Beth; Kate Winslet como Erin, a médica atormentada; Laurence Fishburne, como um epidemiologista; Marion Cotillard, como uma funcionária preocupada da ONU e Jude Law, como Alan Krumwiede, o arrogante blogueiro e conspirador on-line. Os rumores e o pânico, inevitavelmente, tornam-se virais.

Contágio é um filme que sabe se mover em um extraordinário contexto de urgência ao acompanhar o rápido progresso de um vírus transportado pelo ar que mata em poucos dias. Com a rápida proliferação da epidemia, a comunidade médica mundial corre para buscar uma cura e impedir que o pânico se alastre rapidamente na população. Ao mesmo tempo, pessoas comuns batalham pela sobrevivência em uma sociedade que decai gradualmente.

7. Guerra dos Mundos – (2005)

Dirigido por Steven Spielberg e estrelado pelo astro internacional Tom Cruise, Guerra dos Mundos é um relato contemporâneo do clássico de H. G. Wells. O thriller de aventura e ficção científica revela a extraordinária batalha pelo futuro da humanidade através dos olhos de uma família americana lutando para sobreviver em meio a uma invasão alienígena.

8. Melancolia – (2011)

Neste lindo filme sobre o fim do mundo, Justine (Kirsten Dunst) e seu marido Michael (Alexander Skarsgård) estão celebrando seu casamento em uma festa deslumbrante na casa de sua irmã Claire (Charlotte Gainsbourg) e de seu cunhado John (Kiefer Sutherland). Apesar dos melhores esforços de Claire, o casamento é um fiasco, com tensões familiares e relacionamentos desgastados. Enquanto isso, um planeta chamado Melancolia está se dirigindo diretamente para a Terra.

9. Wall-E – (2008)

Wall-e é uma animação dos estúdios Pixar que se passa 700 anos no futuro, uma época em que a Terra foi tomada pelo lixo e todos os humanos a evacuaram em naves espaciais. A empresa ‘Buy N Large’ construiu os Wall-E’s, pequenos robôs criados para limpar o planeta. Após uma grande tempestade, Wall-E se esconde enquanto os outros como ele são destruídos.

Anos depois, quando os humanos enviam um robô chamado EVE em busca de vida em nosso planeta, Wall-E continua executando seu trabalho de limpar a Terra, compactando o lixo em blocos. Seu único amigo é uma barata. Wall-E se apaixona por EVE e a segue para o espaço em uma aventura que irá transformar seu destino e também o de toda a humanidade.

10. Impacto Profundo – (1998)

Leo Beiderman (Elijah Wood), é um adolescente de 14 anos de idade que não esperava fazer uma descoberta devastadora quando ingressou em seu clube de astronomia do ensino médio. No entanto, ele tira, através de seu pequeno telescópio, uma fotografia do Cometa Wolf-Beiderman, que está em rota fatal de colisão com a Terra.

O ex-astronauta Spurgeon Tanner (Robert Duvall) é retirado da aposentadoria para liderar uma missão internacional a bordo da espaçonave experimental Messiah. Sua missão: viajar até o cometa, pousar em sua superfície instável e perigosa e plantar cargas nucleares na esperança de destruí-lo ou mudar sua órbita para longe da Terra.

Enquanto isso, as pessoas buscam uma forma de sobreviver e encontrar um significado para suas vidas à medida que o dia do cataclismo se aproxima.

11. A Noite dos Mortos Vivos – (1968)

A Noite dos Mortos-Vivos é um filme de terror independente em preto-e-branco de 1968, dirigido por George A. Romero. O filme é estrelado por Duane Jones como Ben e Judith O’Dea como Barbra. O enredo gira em torno da reanimação corpórea misteriosa dos mortos e os esforços de Ben, Barbra e cinco outros para sobreviver aos mortos durante uma noite presos em uma fazenda rural da Pensilvânia.

12. A Estrada – (2009)

Já se passaram 10 anos após o mundo ter enfrentado uma hecatombe apocalíptica que dizimou a sociedade e toda a civilização. Não há energia elétrica, água tratada, comércio ou agricultura. Viggo Mortensen interpreta um pai que, junto de seu filho – interpretado por Kodi Smit-Mcphee – luta para sobreviver em um mundo hostil, seguindo por uma estrada rumo ao oeste norte-americano.

13. Zumbilândia – (2009)

Em um mundo controlado por zumbis e criaturas cuspidoras de vômito, restam poucos sobreviventes para contar a história da infecção. O vírus se espalhou rapidamente e o nerd Columbus (Jesse Eisenberg) criou uma lista de regras de como sobreviver ao apocalipse zumbi. Columbus conhece Tallahassee (Woody Harrelson) e duas irmãs – interpretadas por Emma Stone e Abigail Breslin. Agora eles estão prestes a encarar a mais aterrorizante perspectiva de todas: sobreviverem juntos.

Zumbilândia é uma paródia de tudo relacionado a filmes de zumbis e é diferente de muitas outras comédias, mas ainda usa algumas das mesmas velhas fórmulas. Uma história, mas divertida, criativa e, principalmente, original.

14. Planeta dos Macacos: A Origem – (2011)

César (Andy Serkis) é um chimpanzé que ganha inteligência e emoções semelhantes a humanos após uma experiência perpetrada por seu criador, Will Rodman (James Franco) e uma primatologista Caroline Aranha (Freida Pinto). César é tomado dos humanos que ama e aprisionado em um santuário de macacos onde decide buscar justiça para seus companheiros de prisão, dando a eles a mesma droga que tomou. César monta um exército símio e escapa do santuário, colocando homens e macacos em uma rota de colisão que pode mudar o planeta para sempre. O filme, inspirado no clássico Planeta dos Macacos (1968), ganhou duas continuações: Planeta dos Macacos: O Confronto (2014) e Planeta dos Macacos: A Guerra (2017).

15. O Dia em que a Terra Parou – (2008)

Klatoo (Keanu Reeves) é um alienígena que vem à Terra nos alertar sobre uma iminente crise global. Para isso, ele contata Helen Benson (Jennifer Connelly) em busca de um encontro com os principais líderes do planeta. Entretanto, a humanidade o teme e a vida de Klatoo passa a ser ameaçada.

16. Dr. Fantástico – (1964)

O filme, dirigido por Stanley Kubrick, conta a história de um general psicótico (Sterling Hayden), que crê que o mundo está sendo assolado por uma ameaça comunista e ordena um bombardeio em massa sobre a União Soviética, o que pode dar início à guerra das guerras e dizimar toda a vida no planeta. Para impedi-lo, o presidente dos Estados Unidos e seus Assessores tentam desesperadamente inviabilizar o processo.

17. Fim dos Tempos – (2008)

Fim dos Tempos é um filme de suspense psicológico pós-apocalíptico dirigido por M. Night Shyamalan e estrelado por Mark Wahlberg, Zooey Deschanel, John Leguizamo e Betty Buckley. O filme segue a história de um professor do ensino médio, sua esposa, sua melhor amiga e a filha de seu amigo enquanto tentam escapar de um desastre natural inexplicável quando as pessoas começam a cometer suicídio em massa.

Inicialmente, o que se crê ser causado por um ataque bioterrorista com neurotoxinas, acaba se espalhando rapidamente pelos Estados Unidos, até que nenhum lugar seja seguro. Nem mesmo dentro de si.

18. Presságio – (2009)

Nicolas Cage interpreta John Koestler, professor de astrofísica no MIT. Sua esposa morreu e ele cria seu filho mais novo, Caleb (Chandler Canterbury). Uma cápsula do tempo é aberta na escola de Caleb, contendo os desenhos dos alunos em 1959 prevendo os pontos turísticos de 2009. Mas o papel que chega às mãos de Caleb não é um desenho; está coberto por fileiras de números. John, seu pai, logo descobre que os números não são aleatórios, mas sim as datas exatas e o número de mortes de todos os grandes desastres nos últimos cinquenta anos. No entanto, nem todos são para eventos passados, pois há várias previsões que ainda não aconteceram.